PAGINAS

Últimos Destaques

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vélez Sarsfield 2x0 Cruzeiro - Libertadores 2010 - 1º jogo - Grupo 7


O Cruzeiro estreou no grupo 7 da Copa Santander Libertadores com uma derrota por 2 x 0 para o Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, na noite desta quarta-feira. A equipe celeste não conseguiu atuar em igualdade de condições por muito tempo, já que teve o meia Gilberto e o zagueiro Gil expulsos ainda no primeiro tempo.

O Vélez salta na liderança da chave com três pontos ganhos. A primeira rodada será completada na próxima terça-feira, quando Colo-Colo-CHI e Deportivo Itália-VEN se enfrentam em Santiago.

O técnico Adilson Batista armou o Cruzeiro com o volante Elicarlos no meio-campo, juntamente com Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto. O meia Pedro Ken ficou como opção no banco de reservas. Thiago Ribeiro e Kleber foram os atacantes.

Apesar de atuar em desvantagem, o Cruzeiro conseguiu se segurar em campo e sofreu um gol em cada tempo. Santiago Silva abriu o placar aos 4 min de jogo, quando Gilberto já havia sido expulso, e Martinez marcou o segundo aos 31 min da segunda etapa.

A delegação do Cruzeiro volta ao Brasil na quinta-feira. Parte dos atletas já se dirigirão para Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, onde a equipe enfrenta a Caldense, sábado, às 16h, pelo Campeonato Mineiro.

O jogo

O árbitro uruguaio Martín Vázquez nem bem havia soado o apito inicial e um lance isolado no meio-campo foi o prenúncio de uma verdadeira batalha no primeiro tempo. Aos 2 min, o meia Gilberto disputou uma bola pelo alto com Cubero e acertou a sola da chuteira no adversário. Assim como no jogo contra o Real, em Potosí, o camisa 10 acabou expulso.

O Cruzeiro ainda tentava se reestruturar em campo quando sofreu outro golpe. Aos 4 min, o volante Cabrera recebeu pela direita e cruzou de primeira. Santiago Silva apareceu na área para cabecear e fazer 1 x 0 para os donos da casa.

Mesmo na adversidade, a equipe celeste manteve-se centrada e deixou o jogo equilibrado, nos momentos em que a bola rolou. Foram nada menos que 30 faltas cometidas nos primeiros 45 minutos. O time do Vélez foi responsável por 17 e recebeu seis cartões amarelos. O Cruzeiro fez 13 e acabou advertido com dois amarelos e dois vermelhos.

Com um homem a mais, o Vélez só exigiu verdadeiramente de Fábio aos 24 min, quando o lateral Cubero cobrou falta da direita, o armador Moralez escorou e o atacante López encheu o pé, de primeira. No reflexo, o camisa 1 celeste evitou o segundo gol.

Quando tentava jogar, o Cruzeiro era parado com falta. E as equipes voltariam a ficar com o mesmo número de atletas se Martín Vázquez tivesse sido enérgico em dois lances. Aos 28 min, Thiago Ribeiro recebeu um tapa no rosto do lateral-esquerdo Lima, que já tinha cartão amarelo. Santiago Silva e Leonardo Silva acabaram advertidos por discutirem.

O critério não foi o mesmo quando o zagueiro celeste Gil derrubou Santiago Silva na entrada da área, aos 36 min, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. O time celeste passava a jogar com dois homens a menos. Logo em seguida, Adilson Batista reforçou a defesa com o zagueiro Thiago Heleno e sacou o lateral-esquerdo Diego Renan.

O prejuízo poderia ter ficado menor já três minutos depois. O zagueiro Sebá Domínguez, ex-Corinthians, cometeu falta no atacante Kleber e chutou o Gladiador, já caído no chão. Martín Vázquez contemporizou e mostrou apenas o cartão amarelo.

O Cruzeiro ainda ameaçou a meta de Montoya no primeiro tempo. Jonathan cobrou falta da direita aos 41 min e Kleber cabeceou da pequena área, mas a bola saiu cruzada.

Os comandados de Adilson Batista voltaram para a segunda etapa com a proposta de defender com firmeza e forçar o jogo nos seis adversários "pendurados" com o cartão amarelo. Valente, a Raposa conseguiu segurar o ataque adversário na maior parte do tempo, mas não obteve sucesso na tentativa de forçar uma expulsão no Vélez.

Logo aos 7 min, o meia Pedro Ken substituiu Thiago Ribeiro e ajudou a compor o setor ofensivo. Kleber lutou sozinho contra os defensores argentinos até os 21 min, quando deu lugar ao atacante Wellington Paulista.

O time celeste conseguia avançar em lances isolados, mas sem criar uma chance efetiva de gol. Aos 22 min, Marquinhos Paraná arriscou de longe, para fora. Aos 27 min, Jonathan cobrou escanteio da direita e Thiago Heleno cabeceou mal.

O Cruzeiro conseguiu se segurar com nove homens até os 31 min, quando Moralez invadiu a área e cruzou da direita para o atacante Martinez completar e fazer 2 x 0. Foi o que o Vélez conseguiu fazer até o apito final de Martín Vázquez.

VÉLEZ SARSFIELD 2 X 0 CRUZEIRO

Motivo: 1ª rodada da fase de grupos da Copa Santander Libertadores
Data: 10/02/2010 (quarta-feira)
Árbitro: Martín Vázquez (URU)
Local: estádio José Amalfitani, em Buenos Aires
Público: não informado
Renda: não informada
Gols: Santiago Silva, aos 4 min do primeiro tempo; Martinez, aos 31 min do segundo tempo

Vélez Sarsfield
Montoya; Cubero, Sebá Dominguez, Otamendi e Lima (Cabral); Cabrera (Martínez), Somoza, Zapata e Moralez; López e Santiago Silva (Zárate)
Técnico: Ricardo Gareca

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan (Thiago Heleno); Elicarlos, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro (Pedro Ken) e Kleber (Wellington Paulista)
Técnico: Adilson Batista

Cartões amarelos: Moralez, Cubero, Lima, Santiago Silva, Sebá Dominguez, Somoza e Otamendi (Vélez); Gil e Leonardo Silva (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Gilberto e Gil (Cruzeiro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário